O que é que têm em comum músicos, matemáticos, arquitetos, pintores, desenhadores, engenheiros, biólogos, filólogos, geólogos, sacerdotes e místicos? O facto de todos – quer o saibam, quer não – serem geómetras. Num mundo como o atual, em que o saber está dividido e especializado em excesso, a capacidade integradora da geometria é o melhor caminho para chegar a um conhecimento universal, único e verdadeiro. Não é em vão que a realidade é geométrica, e desvendar o seu mistério permitir-nos-á compreender a ordem que rege o universo.
- Que sentido têm os números?
- Em que é que consiste a proporção áurea? E o número Phi? E as «séries de Fibonacci»?
- Qual é a origem da escala musical?
- Que conhecimento se oculta por detrás da construção das pirâmides do Egito, dos templos gregos ou das basílicas cristãs?
- O que é que simboliza o famoso «Homem de Vitrúvio» de Leonardo da Vinci?
Jaime Buhigas inicia-nos de forma singela e amena à divina geometria, e ajuda-nos a responder a todas estas interrogações e a diversos enigmas históricos de grande interesse. «Não entre aqui quem ignore a geometria», podia ler-se na porta da Academia de Platão. Para aceder a este livro não é preciso saber o que quer que seja. Basta ter vontade de aprender.