A Maria tem três anos, compreende tudo mas quase não fala, será normal? O Francisco gagueja, o que posso fazer para ajudar? O Filipe não mastiga, usou chucha até muito tardee agora fala à sopinha de massa. Acha que me devo preocupar ou é só uma fase? O meu filho tem 6 anos e fala à «bebé»! A minha filha a falar troca o «r» pelo «l». Como posso ajudá-la a distinguir os sons? O Gonçalo chega a casa sempre rouco depois das aulas. Será normal? Nos ditados e cópias, o meu filho troca o «d» pelo «t», será disléxico? A Rita já está no quarto ano e continua a dar imensos erros ortográficos, acho que tem um problema…O meu dia a dia como terapeuta da fala é passado, no hospital ou em consulta, a responder a estas e outras dúvidas e ansiedades dos pais. O tema da linguagem e da fala é, sem dúvida, um tema que nos preocupa a todos. É pois preciso identificar os sinais de alerta, as dificuldades dos vossos filhos e atuar com estratégias próprias para cada caso. Este livro, amplamente ilustrado, pretende ser uma ferramenta prática de ajuda para pais, mas também para educadores e professores que se debatem com alguns destes problemas nas suas salas de aula.
– Sabia que há jogos divertidos para tratar a dislexia?
É possível promover a comunicação entre pais e bebés através de gestos simples.
– É possível promover a comunicação entre pais e bebés através de gestos simples.
– É fundamental diminuir a ansiedade e frustração de uma criança gaga. As rimas e lengalengas podem ajudar.
Sabia que respirar pelo nariz e mastigar alimentos duros melhora a fala do seu filho?
– Conheça os jogos que se podem fazer entre pais e filhos para promover a leitura e a escrita.
Neste livro começo por explicar o desenvolvimento da linguagem na criança que se inicia pelo choro, os gestos e a expressão facial. O que esperar em cada idade e em cada etapa e como os pais podem potenciar uma melhor comunicação. Abordo a compreensão e expressão verbal, problemas da audição que muitas vezes não são detetados, problemas de mastigação e respiração que podem levar a problemas de fala e linguagem. Questões como a imaturidade da fala, problemas de voz e as perturbações de aprendizagem na leitura e na escrita, como dislexia ou a disortografia que podem ter impacto no percurso escolar. Inclui jogos e estratégias práticas, quadros explicativos com as etapas de desenvolvimento. Identifica sinais de alerta e risco.