Ver Mais

Sá Carneiro

40º aniversário da morte de Sá Carneiro

29.90

REF: 9789896268961 Categoria: Etiqueta:

Aos 46 anos, no dia 4 de Dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro, fundador e líder do PSD, morreu em Camarate. Junto de Snu Abecassis, a mulher por quem se apaixonou e por quem desafiou as leis da Igreja, da família, da sociedade e da política. Muitos viam-no como o rosto da esperança, o futuro da política portuguesa. Outros criticavam-lhe o carácter e a forma de fazer política. A sua morte precoce, envolta em mistério e polémica, fez dele um mito.

Depois de cinco anos de pesquisa exaustiva – através da recolha de fotografias e documentos nunca vistos, perdidos em arquivos pri-vados, e de 76 entrevistas aos familiares mais próximos, a amigos de infância, a companheiros e a adversários -, o jornalista Miguel Pinheiro traça a biografia completa, pessoal e política de Francisco Sá Carneiro.

Neste livro, ficamos a conhecer os episódios até agora desconhe-cidos da vida do homem que durante onze meses foi primeiro-minis-tro de Portugal: a depressão que sofreu e tentou esconder a seguir ao 11 de Março de 1975, a decisão de ocultar o romance com Snu por receio de perder umas eleições, as cartas inéditas do divórcio, a tentativa de declarar a nulidade do casamento no Vaticano, a for-ma como gostava de desafiar a morte em avionetas e helicópteros e os detalhes dos violentos confrontos políticos com Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes e Mário Soares.

Um retrato único do homem, do mito, das suas convicções, forças e fraquezas, num período fundamental da História contemporânea portuguesa.

Dimensions 2 × 16 × 23.5 cm
Data de Publicação

outubro 2020

Número de páginas

788

Tipo de Capa

Capa Mole

Autor

Miguel Pinheiro

Editor

A Esfera do Livros