Um bebé que não dorme à noite pode ser uma das maiores provações por que os pais passam. Atualmente existem inúmeras teorias e métodos de treino sobre como adormecer um bebé, e, muitas vezes, os pais acabam por se sentir perdidos no meio de tanta informação. Alguns métodos defendem que se deverá deixar a criança chorar, que as canções de embalar são contraproducentes ou que dormir na cama dos pais é uma viagem sem retorno. Mas as sequelas e os efeitos nocivos de alguns destes métodos podem ser bastante problemáticos e ter efeitos a curto e longo prazo. Assim, deixar o seu bebé chorar não é uma solução, pois se o bebé chora é porque sofre e necessita de atenção.
Para a autora, psicóloga infantil e especialista neste tema, «o sono é um processo evolutivo e qualquer criança saudável vai eventualmente conseguir dormir um dia», não sendo preciso tentar alterá-lo, pois, como qualquer necessidade vital, o sono acabará por se harmonizar com as nossas restantes necessidades em cada momento da nossa vida.
O objetivo não será aplicar um método ou regras de disciplina, mas, sim, explicar que se abordarmos os distúrbios de sono do nosso filho com afeto e compreensão, a criança acabará por nos conduzir, como fica provado nestas páginas, a noites mais serenas em que todos, pais e filhos, poderão dormir tranquilamente.
Com mais de 100 mil exemplares vendidos em Espanha, este livro, fundamental para todos os pais, ajuda, através de informação fidedigna, a desfazer mitos e preconceitos que se têm vindo a implementar na nossa sociedade sobre um tema tão importante para a vida de um bebé.