Biografia
María Teresa Álvarez
María Teresa Álvarez nasceu em Candás (Astúrias). Licenciada em Ciências da Informação, foi a primeira mulher cronista desportiva na rádio asturiana e a primeira apresentadora do programa regional da TVE, nas Astúrias.
Em 1987, mudou-se para Madrid para liderar a subdireção de Cultura e Sociedade dos noticiários da TVE. Um ano mais tarde, deixou a informação diária a fim de realizar alguns documentários de divulgação histórica. Neste domínio, realizou Viaje en el tiempo, dedicado ao esclarecimento dos enigmas e incógnitas respeitantes a Cristóvão Colombo; La pequeña española, Viena 1791-1991, que abordava as questões da ligação de Mozart com Espanha; Sefarad, la tierra más bella, sobre o passado e o presente dos judeus sefarditas, e Mujeres en la Historia, um tema que sempre lhe interessou e a respeito do qual, além de escrever, dá cursos e conferências.
Em 1999, publicou o seu primeiro livro, La pasión última de Carlos V. A este seguiram-se: Isabel II. Melodía de un recuerdo, El secreto de Maribárbola, Madre Sacramento, El enigma de Ana, Ellas mismas: Mujeres que han hecho historia contra viento y marea, La comunera de Castilla, Catalina de Lancaster, La infanta Paz de Borbón, Margarita de Parma, La indiana, Urraca. Reina de Asturias, La hija de la indiana, Juana de Castilla e Mis otoños en Roma.